SESC MATO GROSSO REALIZA 1º FESTIVAL MATO-GROSSENSE DE CHORO EM PARCERIA COM O CORPO MUSICAL DA PMMT

Um dos primeiros ritmos verdadeiramente brasileiros, o Choro é um patrimônio histórico e cultural nosso que encantou o mundo inteiro. 

O choro ou chorinho é um ritmo que já nasceu com muita história. A começar pelo próprio nome, que possui várias teorias diferentes sobre sua origem. Para homenagear esse ritmo marcante da cultura brasileira, o Sesc Mato Grosso, em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado, realizará, nesta semana, nos dias 23 e 24 de setembro, o Festival Mato-Grossense de Choro, no Jardim do Sesc Arsenal.

O evento gratuito contará com a participação de vários artistas trazendo o melhor do chorinho. Na quinta-feira, as atividades têm início às 16h com o ‘Workshop de Choro’, que será ministrado pelos músicos Eduardo Neves (saxofone e flauta), Victor Angeleas (bandolim), Márcio Marinho (cavaquinho) e Joelson Conceição (violão de sete cordas), onde serão abordadas técnicas e habilidades sobre os instrumentos musicais. 

Às 18h30, ocorrerá a apresentação do Trio Pingado, da Orquestra Cuiabana de Choro da UFMT em Cordas, com a participação da cantora Akane Iizuka. Já na sexta-feira (24), às 19h, será a vez do Núcleo de Choro PM-MT com músicos convidados, UFMT em Cordas e a cantora Lorena Ly.

“O evento será uma celebração de ritmos, cultura e brasilidade. É uma forma de valorizarmos e incentivarmos músicos brasileiros a manter vivo esse estilo musical brasileiro. A programação está imperdível, por isso convidamos a todos para prestigiar o nosso primeiro festival”, destaca o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato. 

Choro

Muitos acreditam que a origem do nome desse ritmo musical vem da corporação musical Choromeleiros, ativa nos anos 1880. Outros, acreditam que o nome se originou do Xolo, baile típico que reunia os escravos em fazendas. A questão é que, seja como for, o Choro como conhecemos nasceu do nosso solo.

O ritmo, subgênero do Lundu, era originalmente instrumental. Com o tempo e surgimento de alguns dos chorões mais famosos da história, o ritmo ganhou mais instrumentos, mais personalidade e mais vozes. Começou a ganhar um reconhecimento maior no final do século XIX, quando invadiu os subúrbios cariocas, rapidamente escalando até a alta sociedade da época. 

Serviço:
1° Festival Mato-Grossense de Choro
Período: 23 e 24 de setembro.
Unidade Sesc Arsenal
Apresentações musicais presenciais
Gratuito