Sesc Reúne aborda exercícios físicos como tratamento não-farmacológico

“Exercício físico regular como prevenção e tratamento não-farmacológico do câncer: atualidades”. Este é o tema da palestra do prof. dr. Fabrício Voltarelli, que será ministrada nesta terça (26) às 16h no teatro do Sesc Arsenal. Com direito a certificado, o encontro tem pré-inscrições gratuitas e online pelo link: www.sescmt.com.br/sescreune.

O câncer é uma doença que carrega tabu e quem procura falar sobre enfrenta dificuldades, porém, o intuito da palestra é pensar de forma diferente essa enfermidade, relacionando exercício físico como aliado ao seu tratamento. No encontro, o perfil do profissional de educação física é pensado como um agente de suporte na prevenção e tratamento por meio de incentivo a prática de exercícios físicos.

Para a conversa, o Prof. Dr. Fabrício Voltarelli, que é pesquisador/parceiro do Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan/MT) apresenta sua experiência com o tema, trazendo sua trajetória como Pós-Doutor em Educação Física e de forma multidisciplinar, aliando as ciências em prol da partilha de saberes.

A prática do exercício físico regular vai além de orientar sobre os fatores de risco, buscando acompanhar a evolução dos tratamentos. Além disso, é um aliado às técnicas convencionais, nas quais a sobrevida dos pacientes tende a apresentar melhoras como a redução da fadiga.

O convite ao debate está aberto para todos, seja comunidade acadêmica, profissionais interessados sobre o tema, como também àqueles que buscam ampliar seus conhecimentos.