A programação ocorre nas unidades Arsenal e Dr. Meirelles, em Cuiabá, e em Rondonópolis
O Sesc Família traz uma programação especial para o mês de outubro nas unidades Arsenal e Dr. Meirelles, em Cuiabá, e no Sesc Rondonópolis. O projeto visa realizar encontros mensais com gestantes e familiares, além de realizar rodas de conversa que enfatizam cuidados com a saúde e direitos durante e após a gestação.
No Arsenal, no dia 10, das 19h às 20h, ocorre uma roda de conversa em parceria com o Bem Gerar, um grupo de doulas que apoiam a gestação humanizada. Realizada na Oficina de Ideias, o tema da conversa é “O que preciso fazer para ter o parto dos meus sonhos?”, e tem como objetivo ajudar as mulheres a resgatarem o seu protagonismo na hora do parto através de informações baseadas em evidências cientificas.
Também será realizada em outubro, no dia 26, das 8h30 às 9h30, a roda de conversa “O fim da licença maternidade: caminhos a decidir”, para mães no puerpério, com a psicóloga Deise Vilani. Esses encontros acontecem desde março e vão até novembro, sempre no último sábado do mês.
Os encontros mensais com a psicóloga proporcionam um espaço de reflexão, acolhimento e informação às mulheres. Mais informações pelos canais da Central de Relacionamento do Sesc-MT: (65) 3611-0550 – telefone; e (65) 3611-0552 (WhatsApp).
Já no Dr. Meirelles, nas quintas-feiras ocorre a hidroginástica para gestantes. A atividade é gratuita, das 8h30 às 9h20. As vagas são limitadas e válidas para quem recebe até três salários-mínimos. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na unidade. Além disso, uma equipe de recreação estará presente para desenvolver atividades com filhos/crianças durante o período da hidroginástica.
No dia 31, das 9h às 10h, será realizada a palestra de “Educação em Saúde” sobre a prevenção do câncer de mama, com roda de conversa e vivência, na qual será transmitido um vídeo baseado em uma história real de uma mãe que vivenciou o câncer de mama durante sua gestação. Após o vídeo, será discutido o processo de tratamento, escolhas, dificuldades, conquistas e opiniões das participantes.
Em Rondonópolis, no dia 10, das 7h30 às 8h30, na unidade de Estratégia de Saúde da Família, no bairro Alfredo de Castro, será realizada a roda de conversa e encontro das gestantes, a fim de debater sobre os cuidados pós-parto com puérpera e o recém-nascido. Serão feitos apontamentos sobre todas as etapas dos cuidados pós-parto imediato e tardio, com a evolução do corpo da mulher e os cuidados com o recém-nascido.
O Sesc Família
O projeto Sesc Família surgiu com uma atuação que agrega mães, pais e familiares, dialogando sobre cuidados de saúde, além dos direitos ligados à chegada de um filho. Todas as atividades são executadas por intermédio de uma metodologia ativa e participativa, estimulando o envolvimento de todos os integrantes do grupo.
A diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, explica que o projeto pretende fomentar a troca de conhecimentos, gerar saúde e acolhimento entre todos os membros da família. “É o momento em que as pessoas se identificam, se informam e podem se preparar para as mudanças naturais da vida”, completa.
Serviço
Programação do Sesc Família
Sesc Arsenal
10/10
19h às 20h
Roda de conversa “O que preciso fazer para ter o parto dos meus sonhos?”
26/10
8h30 às 9h30
Roda de conversa “O fim da licença maternidade: caminhos a decidir”
Dr. Meirelles
Toda quinta feira
8h30 às 9h20
Hidroginástica para gestantes
31/10
9h às 10h
Palestra de “Educação em Saúde”
Sesc Rondonópolis
10/10
7h30 às 8h30
Roda de conversa e encontro de gestantes
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Terça-feira, 08 de outubro de 2024