Sesc Equilíbrio oferece lazer, saúde e qualidade de vida à população cuiabana 

Unidade foi pensada para o desenvolvimento físico e mental a partir dos exercícios do Pilates tradicional e funcional 

Há pouco mais de três anos, o Sistema Comércio de Mato Grosso, por meio do Sesc-MT, inaugurava a unidade Sesc Equilíbrio em Cuiabá com o objetivo de oferecer aos comerciários e à população cuiabana um espaço voltado ao lazer, à saúde e qualidade de vida.  

A unidade, localizada no bairro Porto, é fruto de um esforço conjunto do Sesc-MT com a Fecomércio, filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O local possui ampla estrutura para o desenvolvimento físico e mental, com equipamentos para Pilates Tradicional e Funcional (treino). O espaço conta, ainda, com avaliação e consultas nutricionais.  

A educadora física e instrutora do Sesc Equilíbrio, Mary Angela Canavarros, explica que as aulas são orientadas e dinamizadas por profissionais de Educação Física, devidamente registrados pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref) e certificados na modalidade Pilates. Nas aulas, são desenvolvidos exercícios que proporcionam o bem-estar, estilo de vida ativo e promoção da saúde.   

“O método Pilates utilizados nas aulas é o contemporâneo, seguindo princípios como concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez. O objetivo é atender o público que busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural, da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária”, ressalta a educadora física. 

Mary Angela também fala sobre as diferenças dos Pilates trabalhados na unidade. De acordo com ela, no Pilates tradicional, o aluno realiza movimentos que trabalham todo o corpo para fortalecimento e estabilização dos músculos, utilizando aparelhos próprios para a atividade. Já o Pilates Funcional, é um estilo adaptado para treino, por meio de exercícios físicos dinâmicos, com movimentos mais intensos.  

“É importante que o aluno ou quem pretende se inscrever no Pilates, ter consciência da sua condição física, para assim escolher a atividade que melhor se encaixa em sua rotina de saúde e que irá melhor atendê-lo no alcance dos seus objetivos. Também ressaltamos que os estilos de Pilates trabalhados no Sesc Equilíbrio não são para recuperação de lesões, e sim para melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida”, ressalta. 

Jacqueline Cunha Santana, de 56 anos, é consultora de vendas e pratica o Pilates Funcional há dois anos e meio no Sesc Equilíbrio. Ela conta que buscou a atividade física por recomendação médica, pois desenvolveu pressão alta.  

“Eu já fazia na época, dança de salão no Sesc Arsenal, e eu resolvi fazer Pilates. Fui me matricular no Pilates Tradicional, mas como não tinha vaga, me matriculei no Pilates Funcional. Mas eu senti a diferença em ter mais equilíbrio, fazer algumas coisas com mais firmeza, e com o tempo passando, indo nas aulas, fazendo os exercícios, que inclui o cárdio, e isso é muito interessante porque o Pilates Tradicional não tem, deixa você mais forte”, explica Jaqueline.  

A consultora de vendas ressalta a importância de praticar o Pilates Funcional, para ela. “É muito bom para a saúde. Essa questão de fazer o Pilates fortalece a musculatura, e isso é muito importante, principalmente para nós mulheres. Às vezes tenho preguiça de ir, mas quando eu estou lá, penso que ainda bem que eu fui fazer meu Pilates. E tem as instrutoras, e isso ajuda bastante a motivar, a cada semana fazer uma série a mais, aumentar o número de exercícios. Vale muito a pena”, concluiu.  

Para Humberto Aparecido Pereira, de 47 anos, a prática do Pilates Tradicional foi uma das melhores escolhas de sua vida, em termos de saúde, esporte e lazer. Praticante da corrida de rua há 10 anos, sempre estava atento a outros esportes que pudessem agregar ao seu desempenho e tinha curiosidade para saber como os praticantes do Pilates realizavam os movimentos.  

“Como queria buscar novos conhecimentos para melhorar a performance na corrida, para além da academia, fui em busca da natação no Sesc, mas não havia vaga. E me ofereceram o Pilates. Na época não sabia que havia o Pilates no Sesc, e como já tinha a curiosidade de como era a prática da atividade, me inscrevi. E fiquei apaixonado”, ressaltou. 

O atleta contou ainda que, como na época tinha dificuldades nos alongamentos, o Pilates “caiu como uma luva, e foi um benefício e tanto para a minha corrida, pois agregou fortalecimento, respiração e, também, a coragem, pois tem uns exercícios bem interessantes. E isso foi me motivando cada vez mais. Sou muito agradecido ao Sesc e aos seus profissionais, que são altamente competentes, e pessoas maravilhosas, dando todo o apoio que a gente precisa. Espero continuar nesse esporte por muito e muito tempo, enquanto Deus me der saúde. Pilates virou tudo na minha vida”, enfatizou. 

Para se inscrever nas atividades oferecidas no Sesc Equilíbrio é preciso se inscrever por meio do site do Sesc-MT (www.sescmt.com.br), na aba “Serviços”, clicar em “Portal da Academia”. Todos os meses são disponíveis novas vagas para comerciários, seus dependentes e para o público geral.  

A unidade está localizada na rua 13 de junho, 315 A, no bairro Porto. Informações: (65) 3611-0550 (Whatsapp). 

Sobre o Sesc-MT     

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.     

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.     

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.     

Segunda-feira, 11 de novembro de 2024