Histórias do Velho Chico encantam e encerram a programação do ‘Arte da Palavra’ no Sesc Arsenal 

Apresentação gratuita da artista alagoana, Linete Matias, acontece neste sábado (14), às 17h

O Sesc Arsenal encerra, neste sábado (14), a programação do projeto nacional “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” com uma apresentação especial da contadora de histórias Linete Matias. O espetáculo “No fio da memória” será realizado no jardim da unidade, em Cuiabá, com entrada gratuita para o público, às 17h. 

 

Em “No fio da memória”, o público é convidado a embarcar em relatos de pescadores, lavadeiras e seres encantados das águas, compondo um mosaico de tradições populares. Linete canta e narra histórias que evocam a vida ribeirinha e a relação profunda com a natureza, especialmente com o “velho Chico”, como é carinhosamente chamado o rio São Francisco.  

 

A multiartista alagoana é reconhecida por resgatar narrativas das águas e das matas, entrelaçando contos, lendas e memórias afetivas das margens do rio São Francisco. Filha de uma contadora de histórias e de um pescador, Linete carrega em sua voz a ancestralidade de sua terra natal, reforçando a importância da oralidade e da preservação cultural. 

 

O projeto “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” promove a circulação de artistas e escritores por todo o país, valorizando a literatura oral e o intercâmbio cultural. Com sua voz firme e poética, Linete Matias reafirma o papel fundamental dos contadores de histórias no resgate e na preservação da identidade cultural brasileira. 

 

A apresentação é aberta ao público e será realizada neste sábado (14), no jardim do Sesc Arsenal, encerrando a programação do “Arte da Palavra”. A entrada é gratuita. 

 

Sobre o Sesc-MT  

 

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.   

 

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.