Mesa Brasil

O Programa Mesa Brasil é uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional por meio de doação de alimentos excedentes com ou sem valor comercial a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas para consumo consciente dos alimentos e regaste da cidadania. O programa tem na parceria com doadores, entidades sociais e voluntários a base de sua sustentação. É uma iniciativa do Sesc que dissemina a cultura da responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano a alimentação.
Em Mato Grosso, o programa foi implantado em 2003 em Cuiabá e Rondonópolis na modalidade de banco de alimentos.

MISSÃO
Contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país.

VISÃO
Ser um programa modelar no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, sustentável enquanto rede e reconhecido pela sociedade.

VALORES
Responsabilidade – compromisso como uma gestão ética, transparente e de confiança da organização com suas partes interessadas (parceiros e sociedade)
Solidariedade – Cooperação mútua em prol de um objetivo comum
Equidade – Respeito à igualdade de direitos
Excelência – Qualidade no desenvolvimento das ações
Sustentabilidade – Atenção permanente aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Perguntas frequentes

- Doadores de alimentos: centrais de distribuição, supermercados, armazéns, padarias, indústrias, e outros que possuam alimentos excedentes com ou sem valor comercial, próprios para o consumo humano;
- Doadores de serviços ou produtos: empresas de logísticas e postas de combustível, instituições e associações que possam contribuir no desenvolvimento de ações educativas e serviços referentes à sua área de atuação;
- Voluntários: o programa recebe voluntários que podem auxiliar com ações educativas ou serviços;
- Instituições Sociais receptoras de alimentos.

O Programa Mesa Brasil recebe doações de:
- Alimentos perecíveis e não perecíveis em condições adequadas para o consumo humano, com ou sem valor comercial;
- Embalagens para transporte e acondicionamento;
- Serviços gráficos;
- Material de higiene e limpeza;
- Logística e combustível;
- Utensílios culinários;
- Ações educativas;
- Cessão de espaços para atividades.
Não serão recebidos: refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos, alimentos com embalagens danificadas e fora do prazo de validade.

O Programa Mesa Brasil repassa integralmente as doações recebidas para as Instituições Sociais cadastradas.
Para inclusão no Programa as Instituições deverão obedecer aos critérios:
- Ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos;
- Não ter vínculo político-partidário;
- Apresentar os seguintes documentos: Ata de posse vigente, CNPJ, estatuto social, regimento interno, declaração de utilidade e pública, certificado de registro nos conselhos de assistência social, saúde ou educação.
- Promover o atendimento sistemático à população em situação de risco e vulnerabilidade social, sem discriminação de qualquer espécie (religiosa, étnica, etária, social, cultural, econômica);
- Compromisso com a participação nas ações educativas promovidas pelo programa e sua replicação entre seu publico atendido.

Receitas com aproveitamento integral

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de leite integral
¼ xícara (chá) de óleo de soja
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (80g)
1 xícara (chá) talos de salsa picado (70 g)
1 ovo
½ xícara (chá) de cebola ralada (90 g)
1 colher (sopa) de margarina (50 g)
Sal a gosto (5 g)
Orégano a gosto (1 g)
2 ¾ xícara (chá) farinha de trigo (440 g)
1 colher (sopa) fermento em pó (16 g)

Modo de preparo:
1. Misturar todos os ingredientes e deixar descansar por 10 minutos.
2. Sovar bem, cortar e modelar os biscoitos da maneira desejada.
3. Dispor os biscoitos em assadeira com espaçamento entre eles.
4. Levar para assar em forno preaquecido a 180°C.

Ingredientes:
• 2 xícaras (chá) de melancia (polpa, semente e entrecasca)
• ½ xícara (chá) de suco de limão
• 2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo:
Após higienizar corretamente a melancia e o limão, bata no liquidificador a melancia com a entrecasca (parte branca) e a semente, o suco de limão e a água. Não há necessidade de coar e nem de adoçar. Sirva gelado

Ingredientes:
• 1 abacaxi com casca
• 1 litro de água filtrada
• Hortelã
• Açúcar

Modo de preparo:
Após higienizar corretamente o abacaxi e a hortelã, bata no liquidificador o abacaxi com casca e a água. Coe e depois liquidifique novamente com a hortelã e açúcar a gosto. Sirva gelado.
Dica: O resíduo do abacaxi que foi coado pode ser consumido refogado em farofas.

Ingredientes:
• 5 xícaras (chá) cheias de entrecasca de melancia (500g)
• 2 xícaras (chá) cheias de açúcar (300g)
• 200g coco seco ralado

Modo de preparo:
Caramelize 1 ½ xícara (chá) de açúcar. Acrescente a entrecasca (parte branca) da melancia ralada em ralo grosso e mexa em fogo alto. Deixe cozinhar bastante até o caldo encorpar. Acrescente o restante do açúcar e deixe ferver mais um pouco. Ao final, acrescente o coco ralado em ralo grosso e deixe cozinhar até secar toda a água, mexendo para não queimar. Coloque o doce a colheradas em uma forma. Deixe esfriar.

Dica: Quanto mais tempo deixar a cocada no fogo, mais firme ficará a consistência. Colocar a cocada na geladeira também contribui para uma consistência mais firme. Pode acrescentar cravo, canela em pau, limão, maracujá ou outros ingredientes para saborizar a receita.

Ingredientes:
• 3 a 5 unidades de bananas verdes (qualquer variedade)
• Água para cozimento

Modo de preparo:
Lave bem as bananas em água corrente e deixe-as de molho em uma mistura de água clorada (1 litro de água limpa para 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos. Coloque as bananas com casca para cozinhar em uma panela de pressão, com água suficiente para cobrir. Depois que começar a ferver deixe cozinhar por 8 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Depois de esfriar, bata no liquidificador ou processador as bananas cozidas com a casca mais parte da água usada no cozimento. Coloque a massa em forma de gelo e leve para o congelador. Depois é só armazenar em sacos plásticos fechados no congelador.

Dica: Consuma de 1 a 2 cubos ao dia adicionados aos sucos, vitaminas, purês, molhos, caldos, cremes, sopas, feijão, etc.

Ingredientes:
• 2 xícaras (chá) de biomassa de banana verde sem casca (440g)
• ½ litro de leite de vaca integral
• 3 xícaras (chá) de polpa de maracujá (600ml)
• 1 lata de creme de leite (300g)
• 2 envelopes de gelatina incolor (24g)
• 1 ½ xícara (chá) de açúcar (225g)

Modo de preparo:
Liquidifique as bananas verdes cozidas sem casca com a polpa do maracujá, o açúcar e o leite. Bata até que se misturem. Acrescente o creme de leite aos poucos, até que fique homogêneo. Adicione a gelatina incolor já dissolvida. Leve para o refrigerador por no mínimo 4 horas.

Modo de preparo:
Cubra o trigo para quibe com água morna até 1 dedo acima do trigo para hidratar a massa (não há necessidade de encharcar o trigo). Deixe descansar até que os grãos fiquem macios. Em um liquidificador, bata o azeite, a cebola, o alho, o hortelã, o sal e a pimenta do reino. Misture o tempero batido junto ao trigo já hidratado e por último, acrescente a abóbora amassada, reserve.
Faça uma pasta com a ricota e o requeijão e tempere a gosto com sal, a pimenta e o azeite. Unte a forma e coloque um pouco da massa, recheie com o creme de ricota. Para finalizar cubra com mais massa do quibe. Leve para assar em forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 40 minutos em temperatura de 180°C ou até dourar. Sirva a seguir.

Dica: Corte a massa antes de assar para que os pedaços não desmanchem ao servir. Outras variedades de abóbora podem ser utilizadas na receita.

Ingredientes:
• 2 xícaras (chá) de casca de abóbora paulista picada (200g)
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de óleo de soja (200ml)
• 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (225g)
• ¾ xícara (chá) de amido de milho (75g)
• 1 ½ xícara (chá) de açúcar (225g)
• 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó (21g)
• Canela a gosto

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar. Acrescente as cascas e liquidifique novamente. Despeje em uma vasilha. À parte, peneire a farinha e o amido de milho e acrescente à mistura anterior. Coloque o fermento e misture novamente. Unte uma assadeira, despeje a mistura e leve para assar em forno a 180º C por aproximadamente 40 minutos.

Sesc Mesa Brasil em Cuiabá
Avenida Tenente Coronel Duarte, n° 2140, bairro Centro Sul
Telefone: (65) 3675-3028
E mail: mesabrasil@sescmt.com.br
Segunda a Sexta: 07h30 às 12h e das 13h às 17h

Mesa Brasil em Rondonópolis
Residencial Colina Verde, bairro Sagrada Família
Telefone: (66) 3411-1470
Email: mesabrasil@sescmt.com.br
Segunda a Sexta: 07h às 17h