Sesc Escola recebe Tarsilinha do Amaral para conversa com alunos

No final do primeiro semestre, aproximadamente 420 alunos do Sesc Escola Cuiabá e Rondonópolis, das turmas do 3º, 4º, 5º e 8º ano, receberam a ilustre visita de Tarsila do Amaral, a Tarsilinha, sobrinha-neta da artista modernista de mesmo nome e responsável por cuidar do legado da tia-avó.

A convidada relatou que sempre teve muito orgulho da tia e queria contar sobre sua vida, assim começou a escrever um livro. Seu pai foi a primeira pessoa a cuidar do legado da tia, aos poucos ela foi se envolvendo cada vez mais e hoje é a responsável pela gestão de tudo.

Após contar um pouco da história da tia, Tarsilinha respondeu a algumas perguntas dos alunos. Os questionamentos abordavam inspirações de determinadas obras, como “A Cuca” e “Abaporu”. Esta, que ela imagina ser um auto retrato, pois vê semelhanças entre o rosto da tia com a imagem. Ela também reconhece o pé de Tarsila, que tinha o dedo médio do pé maior que o dedão, como na pintura.

Ao final, deixou todos cheios de curiosidades sobre o filme, intitulado “Tarsilinha”, e uma série que será lançada, ainda sem data marcada. A convidada contou que o filme é uma animação sobre a infância da tia, que ainda não foi revelada, em decorrência da pandemia da covid-19. Ela conta que também está trabalhando em um filme internacional e uma série para o ano que vem, para as comemorações do centenário da semana de arte moderna.

O encontro aconteceu de forma online, com mediação do professor de artes Thiago Barbosa, em um bate papo cheio de histórias e inspiração para os estudantes. Participaram também o Gerente de Educação do Sesc Escola, Juliano Prado, as Coordenadoras Pedagógicas do Sesc Escola Cuiabá, Flávia Maia e Thamara Borges e a Coordenadora Pedagógica do Sesc Escola Rondonópolis, Erica Scalez.